O que é Doença de Chron?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: O que é a Doença de Chron?Ao lado, foto de uma pessoa com os braços ao redor da barriga.

A Doença de Chron é uma doença inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo. O principal sintoma desta doença são as dores abdominais, normalmente associadas a uma diarreia, febre ou até mesmo perda de peso. Continue lendo para saber mais sobre o que é Doença de Chron.

Infelizmente, a Doença de Chron tem origem desconhecida. Uma das possibilidades é que seja proveniente de alguma desregulação do sistema imunológico do indivíduo, sendo mais normal entre pessoas da faixa etária de 20 a 40 anos. Contudo, isto não é regra, uma vez que pode acometer indivíduos de qualquer idade.

O que é Doença de Chron?

A Doença de Chron caracteriza-se como um problema inflamatório grave no que concerne ao trato gastrointestinal.

Tal doença atinge principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e do intestino grosso (cólon), contudo, também pode afetar qualquer outra parte integrante do trato gastrointestinal, como, por exemplo, a boca e o ânus.

Entre os principais sintomas decorrentes desta doença estão dores abdominais constantes, perda de peso, diarreia, febre, além de enfraquecimento decorrente da dificuldade do organismo em ingerir os nutrientes necessários ao corpo humano.

Também é possível que apareça sangue nas fezes e que o indivíduo acometido apresente cansaço extremo. Entre os sintomas menos comuns, podem surgir aftas constantes, dores nas articulações e sudorese noturna, por exemplo. É uma doença extremamente invasiva e que pode acometer todas as camadas da parede intestinal.

A evolução da doença é de caráter imprevisível. Isto ocorre porque muitos indivíduos não apresentam sintomas durante muito tempo e somente depois de um surto comecem a aparecer as implicações desta enfermidade.

Também não existe uma similaridade entre as reações da maioria dos pacientes, uma vez que a Doença de Chron não costuma progredir de maneira parecida em indivíduos distintos. Desta forma, dificultando o diagnóstico.

É uma doença crônica e não é possível discernir ainda uma causa para este problema do sistema digestivo.

Acredita-se que a doença seja proveniente de uma desregulação do sistema imunológico, o que diminuiria as defesas do organismo. Existe também a hipótese de que a doença possa ser desencadeada após um período de estresse eminente ou de extrema preocupação.

Logo, os medicamentos existentes servem para atenuar os sintomas da Doença de Chron, mas não para a cura da enfermidade.

Inclusive, uma vez que os sintomas da Doença de Chron se assemelham aos da colite ulcerativa, muitas vezes é uma tarefa complicada distinguir as doenças referidas.

Anteriormente, haviam diferentes nomenclaturas para a Doença de Chron, dependendo da região em que ocorria, como, por exemplo, ileite ou colite.

Todavia, denominou-se tal inflamação como Doença de Chron em qualquer região afetada do trato gastrointestinal, evitando, desta forma, maiores confusões e simplificando o processo.

Não existe nenhum exame específico para atestar se o indivíduo possui este problema do trato gastrointestinal. Dessa forma, é imprescindível para o indivíduo que desconfia do diagnóstico consultar-se com um médico especialista, no caso um gastroenterologista. Importante também consultar um nutricionista nesses casos.

O médico especialista em questão irá analisar detalhadamente o histórico do paciente, além de realizar exames físicos e de sangue.

Para detectar qual área está sendo impactada pela Doença de Chron, se for confirmado o diagnóstico, é preciso fazer exames de imagens como a endoscopia, a ressonância magnética, a colonoscopia, entre outros.

O tratamento para tratar deste problema consiste em medicamento e alimentação adequada. É fundamental que o paciente mude de hábitos. Contudo, em determinados casos é preciso realizar cirurgia.

Veja mais matérias de saúde no Quali Blog.