Receitas que estimulam o sono

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Receitas que estimulam o sono.Ao lado: imagem de chá na cor verde sendo servido em uma xícara branca.

É durante o sono que o nosso corpo recupera a energia necessária para enfrentar o próximo dia. Não somente pelos afazeres, mas também pela nossa saúde fisiológica e mental, já que uma boa noite de sono pode reduzir o estresse, estimular o emagrecimento e oferecer uma saúde intestinal ainda melhor. Contudo, muita gente ainda tem problemas com insônia, o que, com o tempo, pode se tornar bastante prejudicial. Para isso, existem algumas receitas que estimulam o sono e promovem uma noite de descanso ainda mais prazerosa.

Quer saber quais são? Então, confira o nosso post até o final e veja 3 receitas que podem estimular o sono.

1. Suco ou chá de maracujá

Um excelente remédio caseiro para acalmar – e até mesmo para dormir – é o famoso suco de maracujá. Por mais que seja uma receita bastante conhecida, muitos não percebem o quão benéfico o maracujá pode ser para uma boa noite de sono.

Para isso, a dica principal é tomar o suco durante o dia e bem no finalzinho da tarde. Caso prefira tomar à noite, invista apenas nas folhas de maracujá em água morna, a fim de formar um delicioso chá.

Prepará-lo é bastante simples. Você vai precisar de:

  • 1 maracujá;
  • 1 copo de água;
  • Mel para tornar o suco mais doce.

Em relação ao modo de preparo, basta bater tudo no liquidificador, coar e depois servir. Caso opte apenas pelo chá, basta retirar as folhas e deixá-las em infusão por cerca de 4-8 minutos. Depois disso, basta acrescentar o adoçante de sua preferência e tomar em seguida. De acordo com estudos, recomenda-se que o suco seja tomado após às 17h. Crianças também podem tomar tanto o suco quanto o chá. Essa é apenas uma das receitas que estimulam o sono e ela promove excelentes benefícios para uma boa noite de sono.

2. Chá de tília e camomila

Caso você não saiba, este chá atua diretamente no sistema nervoso, fazendo com que o indivíduo consiga se acalmar. Por esse motivo, essa é uma ótima combinação para tratar a ansiedade.

Em se tratando dos ingredientes, eles são bastante simples:

  • 1 colher de camomila;
  • 1 colher de cravo-da-índia;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de tília;

Em relação ao modo de preparo, você pode colocar todos os ingredientes em uma panela e deixar que fervam por aproximadamente 15 minutos. Depois disso, deixe esfriar um pouco e, logo em seguida, coe e tome uma xícara – de preferência à noite, bem antes de você dormir.

3. Chá de valeriana

Pouco conhecido, o chá de valeriana é excelente para contribuir com uma excelente noite de sono. Por esse motivo, ele deve ser tomado logo antes de dormir. Além de oferecer um efeito calmante, acaba contribuindo de forma eficiente contra a ansiedade e o estresse.

Para fazer a receita, você só precisará ferver cerca de um litro de água e adicionar uma colher de sopa de valeriana, deixando o conteúdo repousar por cerca de 5 minutos. Depois disso, é só coar e tomar em seguida.

Veja mais receitas saudáveis no blog da Quali.