Como combater a insônia?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Como combater a insônia.Ao lado imagem de uma mulher sentada na cama com os joelhos arqueados e a cabeça encostada nos joelhos

Saiba como combater a insônia

Cada vez mais pessoas tem dificuldade de dormir, por isso preparamos algumas dicas de como combater a insônia e te ajudar a melhorar o sono.

Cerca de 36% dos brasileiros reclamam de insônia. Este distúrbio do sono afeta o humor, a produtividade, o descanso, a memória e a capacidade de raciocínio.

Dormir bem é essencial para ter uma boa qualidade de vida e manter a saúde física e mental, além de recarregar a energia para as atividades do dia seguinte.

Ansiedade, depressão, medo, preocupação, estresse e predisposição genética são alguns dos fatores que prejudicam diretamente a capacidade de dormir bem.

Ficar dias sem dormir, não conseguir permanecer dormindo a noite inteira ou dormir muito pouco (duas a três horas diárias) são características deste distúrbio.

Como combater a insônia com a escuridão?

Celulares, tablets e televisores podem prejudicar a hora de dormir. As luzes emitidas pelos aparelhos perturbam a produção de melatonina, o hormônio responsável pela sensação de sono.

O principal sinalizador para o corpo de que você precisa dormir é a escuridão da noite. Se as luzes permanecem acesas o cérebro não percebe que está na hora de adormecer e, portanto, não haverá como combater a insônia.

Aparelhos portáteis estimulam constantemente a mente, além disso, as notícias transmitidas por eles podem gerar sensações de desconforto ou ansiedade, principalmente em época de pandemia.

Ao deitar, desligue todos os dispositivos eletrônicos. Não deixe luzes fortes acesas e, se for possível, utilize somente um abajur com fonte de iluminação. Crie um ambiente favorável para conseguir adormecer.

Não entre em conflito com o sono

Vá se deitar apenas quando estiver com sono. Caso já esteja não cama e não consiga adormecer, levante-se e faça alguma atividade relaxante para estimular o sono, como ouvir uma música tranquila, ler um livro ou meditar.

Ficar rolando na cama só vai funcionar para aumentar a irritação e a ansiedade por precisar dormir e não conseguir. Deitar mais cedo para compensar a insônia da noite anterior não é uma boa ideia caso não esteja com sono.

Como combater a insônia se há pessoas que só de pensar em dormir se sentem irritadas? Prepare o corpo e a mente com antecedência. Tome um bom banho para relaxar, pense em situações agradáveis para acalmar a mente.

Como combater a insônia com esportes?

A prática esportiva realizada à noite pode comprometer o sono, pois a pessoa pode ficar agitada e não ter o relaxamento necessário para adormecer. Então, como combater a insônia por meio da prática de esportes?

Fazer exercícios físicos tem impactos positivos na qualidade do sono, principalmente nos períodos da manhã e tarde, quando há mais disposição do corpo para a produção de endorfina, o hormônio do bem-estar e relaxamento.

Caso o período noturno seja o único disponível por causa da rotina de trabalho e estudos, faça atividades, no máximo, quatro horas antes de ir para a cama.

Mantenha uma rotina

A insônia pode surgir quando a rotina é quebrada, o que pode aumentar a ansiedade e desregular o horário de dormir. Crie uma rotina com um horário regrado para deitar e tente segui-la com rigor até o corpo se acostumar.

Siga um horário para dormir e outro para acordar. Tente cumprir esse cronograma por pelo menos um mês, com o tempo ela vai se tornar automática e será uma grande aliada na busca de como combater a insônia.

Ao estabelecer esse hábito, na próxima vez que algo não acontecer conforme o esperado, as chances desse fato atrapalhar seu sono vão ser menores.

Claro, imprevistos podem acontecer, mas tente seguir a rotina com o máximo de rigor possível.